A vida no exterior: reflexões para quem não enxerga outro caminho diante do Brasil atual.

Algumas considerações úteis antes de arrumar as malas.

Marcelo Montenegro
6 min readMay 26, 2020
casa de verão sueca — swedish summer house
Fonte: https://bit.ly/3kVjfcz

O Brasil está a cada dia mais distante daquele Brasil que amamos, a fuga de brasileiros é uma realidade triste, dos que podem, a maioria apenas idealiza, almeja, imagina como seria uma vida em outro país. Um país livre de violência urbana, de agressões na fala, e de injustiças de toda ordem, o que gradualmente vai minando nossa força, esperança, e perspectiva de ser feliz. Desde a adolescência temos esse plano — consciente ou não — e apesar da dedicação e esforço, o tempo está passando e esse desejado bem-estar projetado há tempos, está a cada dia mais distante. Particularmente no Brasil atual, onde a polarização tomou rumos simplesmente inacreditáveis. Até nem lembramos mais qual era o plano inicial, dado os inúmeros os ajustes que temos que fazer ao longo do caminho, tentando sobreviver e se adequar aos novos rumos que o país tomou nos últimos anos.

Muitos me perguntam sobre a vida aqui. Como é, das maravilhas que vemos na TV e ouvimos das falas de quem já viajou e voltou com as melhores memórias possíveis.

“Você está tão bem, fico feliz que esteja criando seus filhos aí. Aqui está a cada dia mais difícil…às vezes até penso em sair daqui e dar um basta…

--

--

Marcelo Montenegro

A Brazilian overseas. Science and academic life as key interests, writing from Sweden www.montenegromf.cc